20 laxantes naturais

O que são laxantes e como funcionam?


Os laxantes são substâncias que tiram as fezes ou estimulam o movimento intestinal, facilitando a defecação.


Também podem acelerar o trânsito intestinal, o que ajuda a acelerar o movimento do trato digestivo para estimular o movimento intestinal.


Os laxantes são muitas vezes usados para tratar a prisão de ventre, um problema caracterizado por evacuações freqüentes, difícil e às vezes dolorosas.


Existem vários tipos de laxantes, e funcionam de diferentes maneiras. As principais classes de laxantes são:



  • Laxantes formadores de massa: Passam pelo intestino, sem serem digeridos, absorvendo a água e a inflamação para formar as fezes.

  • Ablandadores de fezes: Aumentam a quantidade de água absorvida pelas fezes para torná-la mais suave e mais fácil de passar.

  • Laxantes lubrificantes: Cobrem a superfície das fezes e o revestimento do intestino para manter a umidade, o que permite fezes mais macias e um passo mais fácil.

  • Laxantes tipo osmótico: Ajudam o cólon a reter mais água, aumentando a freqüência dos movimentos intestinais.

  • Laxantes salinos: Estes atraem água para o intestino delgado para estimular o movimento intestinal.

  • Laxantes estimulantes: Aceleram o movimento do sistema digestivo, para induzir um movimento intestinal.

Artigo Relacionado
12 pequenos-almoços saudáveis que fornecem muita energia

12 pequenos-almoços carregados de nutrientes e elementos vitais para o seu organismo e para começar e terminar o dia cheio de energia.


Os alimentos que provocam plenitude


Há pesquisas que mostram que os alimentos que aumentam a sensação de saciedade (que tendem a inibir em maior medida do que outros a sensação de fome) causam diretamente a diminuição da ingestão de alimentos, e, portanto, de fome, ou que resulta em uma maior efetividade de qualquer regime.


Embora os laxantes sem receita podem ser muito úteis para aliviar a prisão de ventre, usá-los com muita freqüência pode causar alterações eletrolíticas e alterações no equilíbrio ácido-base, levando, potencialmente, a longo prazo, o dano cardíaco e renal.


Se você está tentando melhorar a prisão de ventre, tente incorporar alguns laxantes naturais na dieta. Podem ser uma alternativa segura e barata para os produtos de venda livre, com efeitos colaterais mínimos.


Aqui há 20 laxantes naturais que você pode tentar.


1. Sementes de Chia


A fibra é um tratamento natural e uma das primeiras linhas de defesa contra a prisão de ventre.


Movem-Se através dos intestinos, sem ser digerido, acrescentando que o volume das fezes e fomentando a regularidade.


Os estudos mostram que o aumento da ingestão de fibras pode aumentar a frequência das evacuações e amolecer as fezes para facilitar a sua passagem.


As sementes de chia são particularmente altas em fibra solúvel, já que contêm quase 11 gramas em apenas 28 gramas.


A fibra solúvel absorve a água para formar um gel, que pode ajudar a formar fezes soltas para aliviar a constipação.


2. Frutos do bosque


A maioria das variedades de frutas são relativamente altas em fibra, tornando-a uma ótima opção como um laxante natural e suave.


Morangos contêm 3 gramas de fibra por copo (152 gramas), os mirtilos fornecem 3,6 gramas de fibra por copo (148 gramas) e as amoras têm 7,6 gramas de fibra por copo (144 gramas).


A American Dietetic Association recomenda 25 gramas de fibra por dia para as mulheres e 38 para os homens para adicionar volume às fezes e prevenir doenças crônicas.


As bagas contêm dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis.


As fibras solúveis, como as sementes de chia, absorve água no intestino, para formar uma substância semelhante a um gel que ajuda a amolecer as fezes.


A fibra insolúvel não absorve água, mas que se move através do corpo intacto, aumentando o volume das fezes, para facilitar a passagem.


Incluir algumas variedades de frutas na dieta é uma maneira de aumentar a ingestão de fibra e tirar vantagens de suas propriedades laxantes naturais.

Publicidade

3. Leguminosas


As leguminosas são uma família de plantas comestíveis que incluem feijões, grão-de-bico, lentilhas, ervilhas e amendoins.


As leguminosas são ricas em fibra, o que pode promover a regularidade.


Uma xícara (198 gramas) de lentilhas cozidas, por exemplo, contém 15,6 gramas de fibra, enquanto que 1 xícara (164 gramas) de grão-de-bico fornece 12,5 gramas de fibra.


Os legumes podem ajudar a aumentar a produção de ácido butírico no corpo, um tipo de ácido graxo de cadeia curta, que pode atuar como um laxante natural.


Os estudos mostram que o ácido butírico poderia ajudar no tratamento da constipação aumentando o movimento do trato digestivo.


Atua também como um agente anti-inflamatório para reduzir a inflamação intestinal, que pode estar associada com alguns distúrbios digestivos, como a doença de Crohn ou a doença inflamatória intestinal.


4. Sementes de linho ou linhaça)


Com o seu conteúdo de ácidos graxos Ômega-3 e uma alta quantidade de proteínas, as sementes de linho ou linhaça são ricas em muitos nutrientes que fazem uma adição saudável a qualquer dieta.


Não só isso, mas as sementes de linhaça também possuem propriedades laxantes naturais e são um tratamento eficaz para a prisão de ventre.


Um estudo em animais de 2015, mostrou que o óleo de linhaça aumentou a frequência das fezes em cobaias. Também teve um efeito de erosão e foi capaz de reduzir a diarreia em até 84%.


As sementes de linho contêm uma boa mistura de fibra solúvel e insolúvel, o que ajuda a reduzir o tempo do trânsito intestinal e adicionar volume às fezes.


Uma colher de sopa (10 gramas) de sementes de linho fornece 2 gramas de fibra insolúvel, mais 1 grama de fibra solúvel.


5. Kefir


O iogurte é um produto lácteo fermentado.


O kefir contém probióticos, um tipo de bactérias intestinais benéficas com uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo a melhora da função imune e o aumento da saúde digestiva.


O consumo de probióticos através de alimentos ou suplementos pode aumentar a regularidade ao mesmo tempo que melhora a consistência das fezes e aceleram o trânsito intestinal.


Demonstrou-Se que o kefir, em particular, acrescenta umidade e volume das fezes.


Um estudo de 2014 analisou os efeitos do kefir em 20 participantes com prisão de ventre. Depois de consumir 17 onças (500 ml) por dia durante quatro semanas, os participantes tiveram um aumento na freqüência das fezes, melhorias na consistência e uma diminuição no uso de laxantes.


6. Óleo de rícino


Produzido a partir da mamona, o óleo de mamona tem uma longa história de uso como um laxante natural.


Depois de consumir o óleo de rícino, se libera ácido ricinoleico, um tipo de ácido graxo insaturado que é responsável por seu efeito laxante.


O ácido ricinoleico atua ativando um receptor específico para o trato digestivo, o que aumenta o movimento dos músculos intestinais para induzir o movimento intestinal.


Um estudo mostrou que o óleo de mamona foi capaz de aliviar os sintomas de constipação suavizando a consistência das fezes, reduzindo o esforço durante a defecação e diminuindo a sensação de evacuação incompleta.


7. Vegetais de folha


Os vegetais verdes folhosos como espinafre, couve e o repolho trabalham de diferentes maneiras para melhorar a regularidade e prevenir a prisão de ventre.


Em primeiro lugar, são muito densos em nutrientes, o que significa que fornecem uma boa quantidade de vitaminas, minerais e fibras, com relativamente poucas calorias.


Cada copo (67 gramas) de couve, por exemplo, fornece 1,3 gramas de fibra para ajudar a aumentar a regularidade e só tem em torno de 33 calorias.


Os vegetais verdes folhosos também são ricos em magnésio. Este é o ingrediente principal em muitos tipos de laxantes, já que ajuda a extrair água nos intestinos para ajudar a passar as fezes.


Alguns estudos demonstraram que a baixa ingestão de magnésio pode estar associada com a prisão de ventre, por que certificar-se de ter uma ingestão adequada deste mineral é essencial para manter a regularidade.


8. Senna


É um extrato da planta sene; a senna é uma erva que é usada frequentemente como um laxante estimulante natural. O senna é encontrado em muitos produtos comuns de venda livre, à base de plantas.


Os efeitos de alívio da prisão de ventre de senna são atribuídos ao conteúdo de senósidos da planta.


Os senósidos são compostos que atuam acelerando o movimento do sistema digestivo, para estimular o movimento intestinal. Também aumentam a absorção de líquidos no cólon para ajudar na passagem das fezes.

Publicidade

9. Maçãs


As maçãs são altas em fibra, proporcionando 3 gramas de fibra por copo (125 gramas).


Além disso, estão cheias de pectina, um tipo de fibra solúvel que pode atuar como um laxante.


Um estudo mostrou que a pectina foi capaz de acelerar o tempo de trânsito no cólon. Atuou, também, como um prebiótico, ao aumentar a quantidade de bactérias benéficas no intestino para promover a saúde digestiva.


Outro estudo deu fibra de maçã e algumas ratos durante duas semanas antes de administrar morfina para causar prisão de ventre. Descobriram que a fibra de maçã impedia a prisão de ventre, estimulando o movimento no trato digestivo e aumentando a frequência das fezes.


10. Azeite de oliva


Algumas pesquisas têm mostrado que o consumo de azeite de oliva pode ser uma forma eficaz para aliviar a constipação.


Funciona como um laxante lubrificante, proporcionando um revestimento em linha reta, o que permite uma passagem mais fácil, ao mesmo tempo que estimula o intestino delgado, para acelerar o trânsito.


Nos estudos, foi comprovado que o azeite de oliva funciona bem tanto para estimular os movimentos intestinais como na melhoria dos sintomas do prisão de ventre.


Em um estudo, os pesquisadores combinaram o azeite de oliva com uma fórmula tradicional de limpeza do cólon e descobriram que a fórmula era mais eficaz quando se emparelhando-se com azeite de oliva que com outros laxantes, como o hidróxido de magnésio.


11. Ruibarbo


O ruibarbo contém um composto conhecido como sennoside, que lhe fornece algumas poderosas propriedades como laxante.


O sennoside A diminui os níveis de AQP3, um tipo de proteína que regula o teor de água nas fezes.


Isso leva a um efeito laxante por aumentar a absorção de água para amolecer as fezes e facilitar os movimentos intestinais.


O ruibarbo também contém uma boa quantidade de fibra para ajudar a promover a regularidade, com 2,2 gramas de fibra em cada copo (122 gramas).


12. Aloe vera


O látex da babosa, é um gel que vem do revestimento interno das folhas da planta de aloe, é freqüentemente usado como um tratamento para prisão de ventre.


Recebe o seu efeito laxante dos glicosídeos de antraquinona, compostos que atraem água para os intestinos e estimulam o movimento do trato digestivo.


Um estudo confirmou a eficácia do aloe vera através da criação de uma preparação usando celandina, psyllium e aloe vera. Os pesquisadores descobriram que esta mistura foi capaz de atenuar eficazmente as fezes e a aumentar a frequência do movimento intestinal.


13. Farelo de aveia


São as camadas mais externas do grão da aveia, e é alto em fibra solúvel e insolúvel, conviertiéndolo uma boa opção como laxante natural.


De fato, apenas 1 xícara (94 gramas) de farelo de aveia cru pode chegar a conter até um total de 14 gramas de fibra.


Um estudo de 2009, avaliou a efetividade do farelo de aveia no tratamento da constipação por meio de seu uso, em vez de laxantes em um hospital notícias.


Eles descobriram que os participantes que toleravam bem o farelo de aveia. Ajudou a manter o peso corporal e permitiu que 59% dos participantes pare de usar laxantes, tornando-se o farelo de aveia é uma boa alternativa para os produtos de venda livre.


14. Ameixas


Provavelmente, as ameixas são um dos laxantes naturais mais conhecidos em todo o mundo.


Fornecem muita fibra, com 2 g para cada porção de 1 onça (28 gramas). Também contêm um tipo de álcool de açúcar conhecido como sorbitol.


O sorbitol é absorvida muito pouco e age como um agente osmótico, atraindo a água para os intestinos, o que ajuda a induzir as evacuações intestinais.


Vários estudos têm encontrado que as ameixas podem aumentar a frequência das fezes e melhorar a consistência melhor do que outros laxantes naturais, incluindo a fibra de psilio.

Publicidade

15. Kiwis


O Kiwi tem demonstrado ter propriedades laxantes, o que é uma forma conveniente de aliviar a prisão de ventre.


Isso se deve principalmente ao seu alto teor de fibra. Uma xícara (177 gramas) de kiwi contém 5,3 gramas de fibra, cobrindo até 21% da ingestão diária recomendada.


O kiwi contém uma mistura de fibras insolúveis e solúveis. Também contém pectina, que se tem mostrado ter um efeito laxante natural.


Funciona aumentando o movimento do trato digestivo para estimular o movimento intestinal.


Um estudo de quatro semanas analisou os efeitos do kiwi os participantes constipados e saudáveis. Verificou-Se que o uso de kiwis como um laxante natural ajudou a aliviar a prisão de ventre, acelerando o tempo de trânsito no intestino.


16. Citrato de magnésio


Com freqüência encontra-se em farmácias como um suplemento de venda livre, o citrato de magnésio é um poderoso laxante natural.


O citrato de magnésio tem demonstrado ser mais biodisponível e melhor absorvido no corpo do que outras formas de magnésio, como o óxido de magnésio.


O citrato de magnésio aumenta a quantidade de água no trato intestinal, o que causa um melhor movimento intestinal.


Está demonstrado que, quando combinado com outros tipos de laxantes, o citrato de magnésio é tão eficaz como os regimes tradicionais de limpeza do cólon utilizados antes dos procedimentos médicos.


17. Café


Em algumas pessoas, o café pode aumentar a necessidade de usar o banheiro. Estimula os músculos do cólon, o que pode produzir um efeito laxante natural.


Isto se deve em grande parte aos efeitos do café sobre o íleo, um hormônio que é liberado depois de comer. O íleo é responsável pela secreção de ácido gástrico, que ajuda a decompor os alimentos no estômago.


Também foi demonstrado que a íleo aumenta o movimento dos músculos intestinais, o que pode ajudar a acelerar o trânsito intestinal e induzir o movimento intestinal.


Um estudo deu aos participantes 100 ml de café, em seguida, mediu os níveis de íleo.


Em comparação com o grupo controle, os níveis de íleo foram 1,7 vezes maiores que os participantes que beberam café descafeinado e 2,3 vezes mais elevados do que os que beberam café com cafeína.


De fato, outros estudos demonstraram que o café com cafeína pode estimular o sistema digestivo, tanto como uma refeição e até 60% a mais do que a água.


18. Psyllium


Derivado da casca e as sementes da planta Plantago ovata, o psyllium é um tipo de fibra com propriedades laxantes.


Embora contém tanto fibras solúveis como insolúveis, seu alto conteúdo de fibra solúvel é o que o torna especialmente eficaz para aliviar a constipação.


A fibra solúvel atua absorvendo água e formam um gel, que pode amolecer as fezes e facilitar a sua passagem através do reto.


Mesmo se demonstrou que o psyllium é mais eficaz do que alguns laxantes prescritos.


Um estudo comparou os efeitos do psyllium com os do docusato de sódio, um medicamento laxante, no tratamento de 170 adultos com prisão de ventre.


Os pesquisadores descobriram que o plano teve um maior efeito no amolecimento das fezes e o aumento da freqüência da evacuação.


19. Água


A água é essencial para manter-se hidratado, bem como para manter a regularidade e prevenir a prisão de ventre.


As pesquisas mostram que manter-se hidratado pode ajudar a aliviar a prisão de ventre, melhorando a consistência das fezes, facilitando sua passagem.


Também pode amplificar os efeitos de outros laxantes naturais, como a fibra.


Em um estudo, 117 participantes com constipação crônica receberam uma dieta consistente em 25 gramas de fibra por dia. Além do aumento no consumo de fibras, a metade dos participantes também indicou que beber 2 litros de água por dia.


Depois de dois meses, ambos os grupos tiveram um aumento na freqüência das evacuações e uma menor dependência dos laxantes, mas o efeito foi ainda maior para o grupo que também estava a beber mais água.


20. Substitutos do açúcar


O consumo excessivo de certos tipos de substitutos do açúcar pode ter um efeito laxante.


Isto se deve a que passa através do intestino, quase sem ser absorvidos, atraindo a água para os intestinos e acelerando o trânsito no intestino.


Este processo é especialmente verdade para os álcoois de açúcar, que não são corretamente absorvidos no trato digestivo.


O lactitol, um tipo de álcool de açúcar derivado do açúcar do leite, tem sido investigado realmente pelo seu uso potencial no tratamento da constipação crônica.


Alguns estudos de casos específicos vinculadas até o consumo excessivo de goma de mascar sem açúcar, que contém sorbitol, outro tipo de álcool de açúcar, a diarreia.


O xilitol é um outro álcool comum do açúcar, que atua como laxante.


Geralmente é encontrada em pequenas quantidades em que as bebidas dietéticas e as gomas de mascar sem açúcar. No entanto, se consumida em grandes quantidades, poderia atrair água para os intestinos, induzindo uma evacuação intestinal ou até mesmo causando diarreia.


Grandes quantidades de álcool de açúcar erythritol também pode ter um efeito laxante, da mesma forma, para estimular o movimento intestinal atraindo grandes quantidades de água nos intestinos.

Publicidade

Em conclusão


Há muitos laxantes naturais que podem ajudar a manter uma rotina de evacuação regular, aumentando a frequência das evacuações e melhorar a consistência das fezes.


Além de usar estes laxantes naturais, há que manter-se bem hidratado, seguir uma dieta saudável e pesquisar o tempo para a atividade física regular.


Estes passos ajudam a prevenir a prisão de ventre e manter saudável o sistema digestivo.


Aqui apresentamos um plano de três etapas projetado para matar o apetite, perder quilos de forma rápida, sem sentir fome e, ao mesmo tempo, melhorar a saúde durante o processo.