Acne: classificação e prevenção

Estes ductos desembocam na pele através de um pequeno orifício chamado poro. A inflamação do folículo pilosebáceo observa-se uma elevação pesado da pele que rodeia o poro e que contém pus.

A acne afeta tanto mulheres como homens, embora os homens geralmente se de forma mais severa. Esta doença inflamatória apresenta em até 85 % da população, afetando de forma particular para adolescentes e jovens de idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos.
Apesar de que a acne costuma apresentar de forma espontânea, é impossível prever em que momento acontece isso. Geralmente se resolve ao chegar à idade adulta e apenas em casos mais graves pode deixar cicatrizes como sequela.

https://www.brasil247.com/images/cms-image-000606282.jpg

Causas da acne

  • A origem da acne é multifatorial. Entre suas causas estão as seguintes:
  • Fatores ambientais. A acne costuma piorar no inverno e melhorar no verão, possivelmente pelo efeito benéfico do sol.
  • Fatores farmacológicos. Medicamentos como os corticosteróides ou os tratamentos hormonais.
  • Fatores hormonais. A acne geralmente começa na puberdade, já que o aumento dos hormônios masculinos, faz com que as glândulas sebáceas aumentem seu tamanho e atividade. Às vezes, a acne segue o ritmo menstrual e melhora ou piora durante a gravidez.
  • Fatores cosméticos. É aconselhável não usar compostos cosméticos gordurosos.
  • Fatores alimentares. Mas não está claro que este fator cause acne, se você suspeitar que algum alimento pode favorecer o seu aparecimento, não se deve ingerir durante várias semanas e, depois, voltar a comer bastante quantidade do mesmo para determinar se o acne reaparece.

Classificação

A acne é classificada nos seguintes tipos:
Acne superficial. A lesão inicial característica da acne é o ponto preto ou comedón. O comedón resulta da acumulação de gordura e sujeira no poro, e aparece nas áreas mais oleosas do rosto, principalmente no nariz, testa, rosto, costas e ombros. Às vezes, a manipulação e / ou lesão de um comedón produz a formação de um cisto, com o consequente risco de cicatrização.

Acne profundo. A doença pode parar o acne superficial ou evoluir para um grau superior de inflamação ou infectado com o aparecimento de pus.

Assim, às vezes, observam-se nódulos inchados (de tamanho maior que os comedões) tão grandes como grão-de-bico. Também podem aparecer cistos cheios de pus que tendem a quebrar e criar abscesso. Alguns abscessos que se abrem para a superfície da pele e liberam seu conteúdo.

O resultado é uma cicatriz, uma depressão mais ou menos profunda da pele, em função do tamanho da lesão original.
Rosácea. Existe uma variedade de acne, chamada rosácea, que costuma aparecer em mulheres entre os 30 e os 50 anos de idade. A rosácea é caracterizado pela presença de acne associado à vermelhidão difusa da pele e dilatação dos vasos sanguíneos, principalmente no nariz e bochechas.

https://www.opas.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Acne.jpg

Prevenção da acne

Para prevenir o aparecimento da acne, podem-se seguir os seguintes conselhos:

  • Evitar consumir aqueles alimentos que cada pessoa acredita no seu caso, favorecem o aparecimento da acne.
  • Lavar o rosto com água e sabonete duas vezes ao dia e, posteriormente, limpar com água abundante.
  • Não usar maquiagem ou cremes muito gorduras.
  • Não manter o queixo apoiado entre as mãos.
  • Lavar com frequência a capa de travesseiro para evitar dormir sobre células cutâneas mortas que podem obstruir os poros.
    Se não usam óculos, limpando-as com frequência para evitar o acúmulo de gordura ao redor do nariz e dos olhos, gordura que pode entupir os poros.